BLOG

Luto infantil: como dar suporte em um momento tão difícil?

Luto infantil: como dar suporte em um momento tão difícil?

Lidando com o luto

 - 

1 de fevereiro de 2024

Imagem: Freepik

Quando adulto, a capacidade de compreender os momentos de luto se torna mais fácil do que quando somos mais jovens, justamente por termos uma abrangência maior em lidar com os sentimentos e pensar de forma mais racional.

Já no caso das crianças, que ainda estão em processo de desenvolvimento cerebral, esse entendimento se dá pelo apoio e suporte familiar, principalmente quando é a perda de alguém muito próximo, como pais ou avós. 

No luto infantil, os pequenos perdem a segurança do mundo idealizado e vivenciado desde quando eles nasceram, ao guardar nas lembranças os momentos com aquele ente, seja em almoços de família, passeios ou a convivência na rotina. É preciso dar tempo para que eles possam compreender a falta, o que pode levar a perguntas ao longo do processo.

As crianças devem participar do velório e funeral?

Sim, elas devem estar presente justamente para conseguir assimilar a situação e entender aquilo como despedida, absorvendo o momento, assim como acontece com os adultos, mesmo que a capacidade de entendimento seja diferente.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para que a homenagem não cause traumas na infância. Algumas orientações são:

  • Evitar que a criança chegue no início do velório;
  • Evitar que a criança esteja próxima no momento em que o caixão será fechado;
  • É importante que o responsável junto à criança tente tirar as possíveis dúvidas que ela tiver, seja antes de chegar no local ou durante o ritual do velório, respondendo de maneira simples e objetiva;
  • Não forçar a criança a tomar atitudes que possam gerar desconforto, como se aproximar do caixão ou tocar no ente.

É necessário, e muito importante, respeitar o momento da criança, considerando que as pessoas adultas também estarão vulneráveis e poderão se exaltar nas lamentações. Isso pode gerar um impacto muito forte para quem ainda não entende os sentimentos de maneira tão ampla.

Em relação ao luto, a criança pode apresentar comportamentos relativos à idade, como:

  • Até os dois anos, ela sente falta e pode apresentar choros intensos e agressividade, demonstrando o luto por meio dos comportamentos;
  • Até os sete anos, ela também apresenta o luto pelo comportamento, mas a morte é mais lúdica, igual ao que ocorre em desenhos infantis, quando o personagem falece e volta a aparecer em seguida. Ela não entende a morte como algo irreversível e duradouro; 
  • A partir dos sete anos, ela já consegue compreender, e sentirá o pesar em relação à ausência daquele ente, lidando com a falta e sabendo que é algo contínuo, porém, pode apresentar comportamentos na rotina, como insônia, medo e descontrole urinário, ao fazer xixi na cama.

Por mais que não saibam dar nomes às emoções, os mais jovens sentem da mesma forma como os adultos. Por isso, o suporte da família é tão importante, para que eles consigam assimilar a situação, conforme a idade, aprendendo a lidar com a saudade ao decorrer do tempo.

Artigos Relacionados

Lidando com o luto


Séries que nos fazem refletir sobre o luto

1 de setembro de 2022

Nós sempre indicamos alguns filmes, livros e atividades que podem nos ajudar…

Lidando com o luto


Você sabia que existe o uso de plantas e flores como terapias alternativas para ajudar no momento de luto?

26 de setembro de 2022

A terapia com florais é uma das alternativas para amenizar a dor causada pelo…

Entre em contato e encontre seu jazigo