BLOG

Outubro Rosa: a prevenção é a principal cura para a doença

Outubro Rosa: a prevenção é a principal cura para a doença

Saúde e vida

 - 

13 de outubro de 2023

O mês reforça a importância da conscientização, como campanha no combate ao câncer de mama, sendo uma das doenças mais recorrentes nas brasileiras, com mais de 74 mil casos por ano, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022. Além disso, a doença também pode atingir o público masculino, em decorrência das glândulas mamárias que o corpo humano possui, independentemente do sexo.

Como surgiu a campanha?

Criada na década de 1990, a campanha surgiu como um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Desde então, é celebrada anualmente, para reforçar todos os cuidados necessários, antes, durante e após ter a doença, como forma de prevenção, ou para alertar sobre a importância do acompanhamento médico.

Quais são os sintomas e tratamentos do Câncer de Mama?

A doença surge a partir do desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um caroço, geralmente embaixo do braço, que pode ou não ser acompanhado de dor. Outros sintomas característicos da doença são:

  • Pele da mama com aspecto de casca de laranja;
  • Mamilo invertido;
  • Secreção incomum;
  • Inchaço ou irritação em uma, ou ambas as mamas.

Mais recorrente em pessoas a partir dos 40 anos, principalmente mulheres, as chances de ter a doença aumentam caso a paciente tenha histórico familiar, sendo ainda mais alarmante se for a mãe, irmã ou filha.

A prevenção se torna aliada contra a doença

O recomendado pelos especialistas é que as mulheres façam consultas médicas regularmente a partir dos 35 anos, para que o exame de mamografia seja indicado. Este exame consiste em um raio-x da mama, permitindo descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

Além disso, o autoexame se torna essencial para prevenção, sendo uma forma simples e prática, que pode ser realizada no dia a dia. Para isso, é necessário apalpar os seios. Caso a mulher perceba algum caroço incomum, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, para que o acompanhamento médico seja feito logo no início da doença, já que, há mais de 90% de chances de cura quando o câncer de mama é detectado em sua fase inicial.

O Espaço Pax apoia e incentiva a campanha de conscientização sobre o Outubro Rosa.

Artigos Relacionados

Saúde e vida


2024: um ano de novas oportunidades e metas alcançáveis

24 de janeiro de 2024

Imagem: Freepik O início do ano novo é como um livro em branco, cheio de páginas…

Saúde e vida


Novembro azul: um compromisso com a sua saúde

6 de novembro de 2023

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha “Novembro Azul”,…

Entre em contato e encontre seu jazigo